domingo, 28 de junho de 2009

Imperialismo Golpe militar em Honduras


Fonte: www.outubrovermelho.com.br

postado por Edutião

Desde o dia de ontem, 27 de junho de 2009, forças militares ocupam Tegucigalpa, capital de Honduras. Um comando de 200 militares invadiu a Casa Presidencial nas primeiras horas do dia de hoje, sequestrando a família de Manuel Zelaya. O presidente Zelaya foi levado à Costa Rica, onde permanece, aparentemente, sob “hospitalidade” costarriquenha. Sua família foi colocada em “local seguro”. Outros membros do poder executivo, ministros, hondurenho sofreram ataques e foram também sequestrados. A Chanceler Patricia Rodas, e os embaixadores da Venezuela, Cuba e Nicaragua foram sequestrados, golpeados e ameaçados de fuzilamento por efetivos militares que atuam encapuzados. Poucas horas atrás os embaixadores foram libertados, mas a Chanceler foi levada auma base aérea militar não identificada.20090628elpepuint_9

A tentativa de golpe que se orquestra neste momento é uma reação à proposta de referendo sobre uma reforma constitucional, encampada pelo presidente Manuel Zelaya, e apoiada por 400.000 assinaturas, que seria levada a cabo de maneira independente nos decorrer das eleições nacionais - prefeitos, governadores e presidente - que ocorreriam neste domingo. As instituições da Justiça, do Senado, além da Igreja e da cúpula Militar, haviam se posicionado, nesta semana, contra a consulta popular, apesar do grande apoio que a proposta tem entre a população. O referendo tinha o objetivo de consultar a população sobre a proposta de reforma constitucional a ser levada a cabo no próximo ano.

Neste momento a população de Tegucigalpa se concentra em frente à Casa Presidencial exigindo o retorno do presidente. O referendo foi levado adiante pela população, que estabeleceu as urnas na cidade e recolhe assinaturas neste momento, apesar do cerco militar.

20090628elpepuint_8

Mais informações:

Imagens:

http://www.flickr.com/photos/gabbo_vm/
http://www.flickr.com/photos/breve/
http://www.elpais.com/fotogaleria/Golpe/militar/Honduras/6580-1/elpgal/

Imprensa:

http://www.telesurtv.net/noticias/canal/senalenvivo.php
http://www.telesurtv.net/solotexto/index.php
http://www.patrialatina.com.br/
http://www.aporrea.org/temas/70
http://sdpnoticias.com/sdp/contenido/2009/06/28/432447?refresh=1
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=58747

http://twitter.com/ameliarueda

Um comentário:

Anselmo Raposo disse...

Caro Amigo
Preciso do seu voto. O blog do Anselmo Raposo esta concorrendo a premio de melhor Blog na Categoria Politica. Click no link e dê o seu Voto.
http://www.topblog.com.br/busca_blogs.php?tags=1727?9b205e18485586e7b34fccee9ab8d852#
WWW.bloguedoanselmoraposo.blogspot.com
antspor