domingo, 14 de fevereiro de 2010

SP: Um Estado Cada Vez Pior - Apagões da Eletropaulo Batem Recorde na "Jestão" Serra.

Zé Pedágio Planeja o Apagão para prolongar seu dia: ele só trabalha na sombra.


Essa notícia é de ontem. Eu queria postá-la à noite, mas infelizmente, minha casa, no Butantã, ficou sem luz por 4 horas: das 19 às 23hs. A população comentava na rua que a empresa do Zé Pedágio estaria fazendo um racionamento ilegal e clandestino de energia: a cada dia eles deixam um bairro inteiro sem luz no horário nobre. O objetivo seria evitar o colapso do sistema, precário e sem manutenção.

Segundo notícia publicada na Ditabranda, em 2009 os apagões da Eletropaulo cresceram 29,35% em relação em 2008. Zé Pedágio caminha para o Recorde em 2010. O Vampiro só trabalha na sombra.

Veja as reportagens clicando aqui e aqui.

Com alta de 29,35%, foi o pior índice de qualidade da Eletropaulo desde 1999, quando o país enfrentou crise no sistema elétrico

Após blecaute de anteontem na região da av. Paulista, Procon de SP abriu novo procedimento para apurar o desabastecimento de energia

A AES Eletropaulo, responsável pelo abastecimento de energia elétrica na capital paulista, deixou seus clientes no escuro no ano passado por 11,9 horas -crescimento de 29,35% em comparação a 2008.



Esse foi o pior índice de qualidade da empresa desde 1999, quando o país enfrentou uma crise no sistema elétrico. Naquele ano, foram 15,9 horas no escuro, de acordo com os números da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).



Essas 11,9 horas são o tempo médio que os consumidores ficaram sem energia em 2009 na área de concessão da Eletropaulo, contabilizando várias regiões da cidade e diferentes períodos sem abastecimento.



Anteontem, a concessionária voltou a enfrentar problemas de fornecimento, o que deixou sem luz cerca de 15 mil pessoas na região central de São Paulo, incluindo parte da av. Paulista, das 17h às 23h06. Uma escola suspendeu aulas, e até um shopping fechou as portas.



O problema foi causado, segundo a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), pelo rompimento de dois cabos subterrâneos após um curto-circuito. Exames serão feitos para descobrir o que provocou esses defeitos elétricos, mas está descartada, em princípio, a hipótese de sabotagem.



O Procon de São Paulo abriu ontem um novo procedimento para apurar o desabastecimento de energia, que pode acabar em multa à empresa. O governo está insatisfeito com a série de problemas na capital e estuda medidas mais enérgicas.



A investigação aberta ontem é a segunda iniciada só nesta semana contra a Eletropaulo. Cada uma pode culminar em multa de até R$ 3 milhões.



Na segunda-feira, uma apuração foi instaurada para apurar a falta de energia na semana passada por até 24 horas em determinados bairros da capital, como Vila Madalena, Perdizes, Santana, Pinheiros e Itaquera.



A Eletropaulo informou que essa demora se deveu à dificuldade de acesso e, também, pela demora da prefeitura e dos bombeiros em retirar árvores que caíram sobre a rede. Para o secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, as explicações não convenceram.



Já para o diretor de Energia Elétrica da Arsesp, Aderbal Penteado, responsável pela fiscalização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), está tudo certo. "A mim, convenceram", disse.
Sobre o incidente de anteontem, a empresa disse que o cabo rompido -afirma ter sido só um- foi enviado para análise. Sobre a queda nos índices de qualidade, não se manifestou ontem.

2 comentários:

Felipe disse...

Caro Amigo,

Tenho reparado em uma coisa que, se for mesmo verdade, nunca veremos na imprensa. A iluminação de muitas ruas no bairro onde resido (butantã) está precaria mas, o mais impressionante, é o fato de que nestas ruas estão precisamente os postes apagados alternados com os acesos, não parecendo se tratar de um efeito ocasional... Gostaria apenas de chamar a atenção para isto, para que as pessoas observassem nas próprias regiões se o mesmo "fenômeno" está ocorrendo...
ABS

Vendedor de Bananas disse...

Caro Felipe, caro Armando,

Obrigado pelos comentários. Voltei ontem do carnaval - que precisou ser encurtado para evitar os congestionamentos das estradas do Zé Pedágio, e que o Paulistano e o PIG já naturalizaram. Vou buscar reparar na denúncia que o Felipe fez.

Um abraço, V.B.