sexta-feira, 9 de julho de 2010

Serra Mente Sobre o FAT: "A única coisa que o Serra criou foi o desemprego".




Serra não criou o Seguro Desemprego e foi contra vários projetos a favor dos trabalhadores na Constituinte de 1988

Do Jornal Hora do Povo

José Serra (PSDB) está mentindo quando diz que criou o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e tirou do papel o Seguro Desemprego. Ele não só não criou nada do que diz como votou contra os trabalhadores na Constituinte. Por isso foi reprovado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

O Seguro Desemprego foi criado em 1986, quando Sarney ocupava a Presidência. Foi instituído pelo decreto-lei nº 2.284, de 10 de março de 1986. Passou a ser concedido aos trabalhadores após a sua regulamentação, que ocorreu 40 dias depois, pelo decreto nº 92.608, de 30 de abril do mesmo ano. Já o FAT foi criado em 1988 pelo ex-deputado federal Jorge Uequed /PMDB-RS.

Serra realmente apresentou um projeto sobre o FAT. Ele foi apresentado sete meses depois do projeto de Jorge Uequed. Em 5 de maio de 1989. O projeto de Serra recebeu o número 2.250/1989. Só que na sessão de 13 de dezembro de 1989, ele foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados devido a aprovação do projeto de Jorge Uequed.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) deu nota 10 para Jorge Uequed. O mesmo Diap, como dissemos, reprovou Serra. Deu nota 3,75 para o atual candidato tucano. No primeiro turno da Constituinte ele tirou nota 2,50 e no segundo turno, por se ausentar em várias votações em que havia votado contra, levou nota 5,0, o que lhe deu média de 3,75. Ou seja, o candidato tucano foi reprovado pelo órgão de assessoria dos trabalhadores porque na Constituinte votou contra os sindicatos e serviu de porta-voz dos especuladores, dos tubarões e de açambarcadores de todo tipo.

Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas; negou seu voto pelo direito de greve ao servidor público; negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário; negou seu voto pelo aviso prévio proporcional; negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical; negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio; negou seu voto pela garantia do salário mínimo real; votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias; Serra também se absteve em relação à licença paternidade e disse não à nacionalização das reservas minerais.

Diante de sua insistência em afirmar que “veste a camisa do trabalhador” e que foi ele que criou o FAT e “tirou o Seguro Desemprego do papel”, algumas pessoas pensaram: “Se Serra criou o Seguro Desemprego só pode ter siso porque planejava aumentar o desemprego”. Mas, agora que foi desmascarada a mentira da criação do FAT e do Seguro Desemprego, o que fica é que ele planejou mesmo foi só o desemprego. Durante sua passagem pelo Ministério do Planejamento de FHC, milhões de trabalhadores perderam o emprego no Brasil. Depois das privatizações e do arrocho que devastaram a economia do país, Serra, para disfarçar, inventou algumas mudanças perfunctórias nas regras para a obtenção do seguro. Aboliu a exigência de comprovação de 15 meses de trabalho registrado.

O deputado Vicente Paulo da Silva - Vicentinho (PT-SP) também afirmou que Serra está mentindo ao dizer que criou o FAT e o Seguro Desemprego. “Nem o FAT nem o Seguro Desemprego são criações do Serra”, afirma o deputado, que é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Ele não pode usar a mentira como expediente para se promover e alavancar a sua candidatura, pois ele vai perder mais credibilidade. Ainda mais hoje em dia que, graças à internet, tudo é descoberto rapidamente” denunciou o deputado. Realmente, nós ficamos sabendo, por exemplo, que foi Serra, como relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças da Constituinte, que acabou com a cobrança do ICMS do Petróleo na origem, prejudicando o Rio de Janeiro e vários outros estados produtores.

SÉRGIO CRUZ

Nenhum comentário: