segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Serra, o aprendiz.


Milton Friedman, um dos pais do neo-liberalismo, tem uma interessante teoria sobre o momento em que o capital deve dar o bote para abocanhar parcelas da esfera pública. Numa pequena, porém reveladora passagem, Friedman chuta o balde e demonstra a total irracionalidade do sistema capitalista:"Apenas a crise - factual ou sentida - produz uma mudança real. Quando essa crise ocorrer, as ações que são tomadas dependem das idéias que estão por aí. Essa, acredito eu, é nossa função básica (dos capitalistas, grifo meu): desenvolver alternativas a políticas existentes, para mantê-las vivas e disponíveis até que o politicamente impossível se transforme em politicamente inevitável".
É exatamente isso que faz o governador de São Paulo José Serra quando volta e meia apresenta a proposta do pedágio urbano. Não porque essa seja a opção mais acertada para o caos no trânsito, e sim porque é a proposta do capital e que está sendo veiculada (que "está por aí").
No momento Serra apresenta a proposta para que esta "permaneceça viva" pois hoje ela é politicamente inviável. Mas quando a crise no trânsito chegar pra valer... nhac!

Nenhum comentário: