terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Tio Walt Disney e seus funcionários comunistas



Era uma vez um homem racista e machista que sonhava em construir um império. Chamava-se Walt Disney.
Ilustrador medíocre, convidou jovens talentos de toda Norte-América para trabalhar em seu estúdio. No início tudo parecia um conto de fadas; Disney iludira seus funcionários passando a imagem de "chefe amigo"; sempre por perto e dispensando formalidades.
"Tio Walt", como pedia para ser chamado por seus ingênuos funcionários, logo começou a mostrar seu lado egoísta e mesquinho; sozinho colheu os frutos desse trabalho em equipe; foram 26 os oscars entregues a ele.
Ora, então pelo menos ele devia pagar muito bem seus desenhistas?
Bem...também não foi assim; o salário era ruim e as condições de trabalho logo se tornaram humilhantes, principalmente para as mulheres, que ficavam isoladas e só coloriam as ilustrações, feitas sempre por homens. Depois dos 30 eram dispensadas, pois segundo "tio Walt" suas mãos começariam a tremer e já não seriam aptas para o trabalho.
Tão logo os funcionários se deram conta dessa triste realidade optaram pelo direito de entrar em greve.
Incapaz de negociar, tio Walt apela para máfia de Al Capone, que intimida com metralhadoras os líderes do movimento; em vão. A greve se alastra por 60 dias, só terminando com a ausência do titio, que fora "esfriar a cabeça" no Rio de Janeiro, deixando seu irmão para segurar a bucha.
Todas as reividicações dos trabalhadores foram atendidas, inclusive a sindicalização dos mesmos.
Rancoroso, tio Walt nunca se esqueceu dessa derrota, e 6 anos após o final da vitoriosa greve, acusou de "comunistas" os líderes dos trabalhadores num depoimento ao Senado durante a cruzada macarthista.
A relação de Walt Disney com o FBI é até hoje pouco conhecida, mas aí vai um texto para quem quiser se aprofundar no assunto.

Em tempo; a foto acima é de um movimento grevista recente (agosto de 2008), são lavadores de pratos de restaurantes e hotéis da Disneylandia (Califórnia) reivindicando melhores condições de trabalho e sendo reprimidos pela polícia.

Nenhum comentário: