sexta-feira, 7 de maio de 2010

Indústria Naval Renasce no Brasil após 14 anos + Petrobras bate recorde de produção! Esse é o Brasil de Lula e de Dilma!




Se você quer que o Brasil continue andando pra frente, vote Dilma! O Serra quer transformar o país numa fazenda com um playground para instituições financeiras, igual ele já tentou antes, quando Ministro do (des)Planejamento do FHC, o ministro do sucateamento e da privatização das empresas públicas e do desemprego.




Segue reportagem do Blog Fatos e Dados:

O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) foi lançado ao mar e batizado nesta sexta-feira (7/5), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). O evento teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O navio do tipo Suezmax tem 274 metros de comprimento, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e foi batizado João Cândido [Uma bonita homenagem ao líder negro da Revolta da Chibata. Se o Serra pudesse escolher, o navio chamar-se-ia ACM].

Trata-se da primeira embarcação de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em 13 anos. A última foi o Livramento, cuja construção foi encomendada em 1987 e levou 10 anos para ser concluída. A partir do Promef, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção, como o Atlântico Sul, surgiram no País.

Após desaparecer dos radares durante os anos 80 e 90, a indústria naval brasileira já possui hoje a quarta maior carteira de navios petroleiros do mundo. “Este é o renascimento da indústria naval brasileira. E é ao mesmo tempo o nascimento, em Pernambuco, da indústria naval nordestina”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

O Promef já gerou 15 mil empregos diretos. Este número chegará a 40 mil. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil. Destes, 46 já foram licitados e 38 contratados. Os três restantes estão em fase final de licitação. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).

Criado a partir das encomendas da Transpetro, o EAS é o maior e mais moderno estaleiro do Brasil. Ele montará 22 navios do Promef, tendo assim a maior carteira do programa. São 10 navios do tipo Suezmax (160.000 toneladas de porte bruto (TPB), capazes de transportar 1 milhão de barris de petróleo), cinco Aframax (110.000 TPB), quatro aliviadores Suezmax DP (com posicionamento dinâmico) e três aliviadores Aframax DP.

Nenhum comentário: