domingo, 16 de maio de 2010

Premiê Português Também Quer Lula à Frente da ONU.


A França, a Índia e a Palestina já disseram que também apoiarão uma eventual candidatura do líder brasileiro. Essa candidatura só poderá ocorrer com o apoio do governo, ou seja, somente se Dilma ganhar.

Seguem alguns trechos da entrevista do Premiê Português, José Sócrates:

"A afirmação do Brasil no mundo nos últimos anos é de enorme importância para Portugal. Se há uma questão estratégica que mudou para Portugal nos últimos anos, é a ascensão do Brasil. E cada vez que o Brasil sobe de posição no concerto das nações, no quadro internacional, Portugal vai atrás".

E

"Estaria na primeira fila desse apoio [eventual candidatura de Lula a secretário-geral da ONU]. Temos apoiado, em primeiro lugar, o Brasil no Conselho de Segurança, como membro permanente. Isso é muito importante para o Brasil, mas é muito importante para a ONU.

A ONU tem de passar por uma fase de reforma que permita que suas instituições representem o mundo que existe e não o de 50, 60 anos atrás.

O presidente Lula é uma grande figura da política mundial. Não sou apenas seu admirador e seu amigo, como tenho certeza de que ele é jovem demais para se retirar da política. Tenho certeza de que ele desempenharia muito bem qualquer cargo internacional.

Acho que é [realista a candidatura à Secretaria-Geral]. Lula tem um capital político tão importante que seria grande desperdício não o aproveitar. Não deixarei de insistir com ele para que não se retire da política ativa ao nível mundial.

Estarei no Brasil, no final do mês, com Jorge Sampaio [ex-presidente de Portugal], com o presidente de governo Zapatero e também com o premiê Papandreou. Combinamos de conversar sobre isso com Lula.

A esquerda europeia tem grande admiração pelo presidente Lula, e nós gostaríamos que se mantivesse na política".

Já o Vendedor de Bananas aposta que essa visita de Lula ao Irã, convencendo ou não Ahmadinejad, irá torná-lo um fortíssimo candidato ao Prêmio Nobel da Paz no ano que vem. O primeiro a ser dado a um brasileiro.

2 comentários:

zcarlos disse...

Também penso como vc, Lula é forte candidato ao Nobel da Paz.

Grande abraço.

PS: Muito boa sua enquete!

Vendedor de Bananas disse...

Obrigado caro Zé Carlos.

O Seu Blog também é de primeira!

Quando o Lula ganhar o Nobel, quero ver onde o PiG vai se esconder!

Um abraço,

Vendedor de Bananas.