quarta-feira, 20 de maio de 2009

A revolução dos bichos de Obama



por James Petras para o GlobalResearch
tradução parcial do Vendedor de Bananas

"O Deltas são psicopatas...Você precisa ser um psicopata certificado para entrar para a força Delta..."Assim me disse um coronel do exército americano em 1980. Agora o presidente Obama promoveu o mais notório dos psicopatas, o General Stanley McChrystal, para chefe do comando militar americano e da OTAN no Afeganistão.

A ascensão de McChrystal para a liderança é marcada pelo seu papel central na condução de 'times de operações especiais' engajados em assassinatos extra judiciais, tortura sistemática, bombardeamento de comunidades civis e missões de busca e destruição. McChrystal é a encarnação da brutalidade que acompanha a construção de um império dirigido por militares(...)

A principal questão dos 'times de operações especiais' (SOT) é que eles não fazem qualquer distinção entre a oposição de civis e a oposição de militares, entre ativistas e a resistência armada. O SOT é especializado em estabelecer esquadrões da morte e em recrutar e treinar forças paramilitares que aterrorizem comunidades, vizinhanças e movimentos sociais que se oponham aos regimes clientes dos EUA.

Durante os últimos 5 anos do período Bush-Cheney-Rumsfeld os SOT estiveram profundamente ligados à torturas de suspeitos e prisioneiros políticos. Os SOT se engajaram na chamada "propaganda da morte", assassinando líderes locais para 'ensinar' os moradores a obedecerem e se submeterem à ocupação militar. A indicação de McChrystal por Obama para chefe, reflete uma nova escalada militar na guerra do Afeganistão, visto o avanço da resistência por todo o país.

A decisão de Obama de proibir a divulgação de fotos que documentam a tortura de prisioneiros por tropas e 'interrogadores' americanos (especialmente sob o comando das 'Forças Especiais'), está diretamente relacionada à indicação de McChrystal (...)

A restauração das mais notórias políticas da Era Bush e a nomeação do mais brutal comandante
por Obama, está baseada na total adesão à ideologia de construção do império através da força militar, já que acreditam (assim como o presidente) que o poder e a expansão dos EUA estão baseados em conquistas militares e que quaisquer outras considerações, sejam elas ideológicas, diplomáticas, morais ou econômicas estariam subordinadas ao militarismo(...)

Em meio a maior recessão/depressão e com milhões de americanos perdendo seus empregos e suas casas, o presidente Obama aumentou o orçamento militar em 4% , ou seja, em mais de $800 bilhões de dólares.

Exatamente como George Orwell descreveu na Revolução dos Bichos: os porcos democráticos agora levam a cabo a mesma política militar brutal de seus antecessores; os republicanos suínos. A diferença é que o fazem em nome das pessoas e da paz. Orwell parafrasearia a política do presidente Barack Obama da seguinte forma: ‘Guerras maiores e mais sangrentas resultam em paz e justiça’.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já leu no sítio do PT o resultado das últimas pesqisas sobre Lula + Dilma e Goerno?

Corra lá.

Tá aí o motivo do desespero de Serrassuga.

Inté,