No governo Lula, o Brasil vive com taxas de juros inferiores ao mínimo alcançado pelo governo FHC (15,25% a.a) continuamente há mais de 3 anos (desde julho de 2006), o que tem impulsionado o crescimento do país.
O Brasil, porém, ainda possui a segunda maior taxa de juros reais do mundo. Fica apenas atrás da China. Vale lembrar, entretanto, que a economia brasileira e a chinesa estão entre aquelas que menos sofreram com a atual crise econômica (que por aqui foi apenas uma marolinha) e que mais recebem investimentos estrangeiros produtivos. Se mantém, portanto, aquecidas.
Vale lembrar também que durante o governo Lula foram criados 2,8 milhões de empregos industriais com carteira assinada e que a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2010 é de 6,5% segundo o Credit Suisse. Ou seja, a taxa de juros, embora possa cair ainda mais, não tem atrapalhado o crescimento. Ao contrário do que ocorreu no governo FHC.
Fonte para os valores da taxa de juros: site do Banco Central (https://www3.bcb.gov.br/sgspub/). Qualquer um pode acessar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário