quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

BC mantém juros. Taxa é a menor da história.

Nessa quarta feira, o BC manteve a taxa Selic em 8,75% a.a, o menor percentual de toda a história. Quando a taxa foi criada, em 1999, no governo FHC, ela foi alçada a 45% a.a. Durante todo o governo tucano, o menor patamar alcançado foi de 15,25% e durou apenas 3 meses, no ano de 2001. O governo FHC terminou com a taxa de juros a 25% a.a.
No governo Lula, o Brasil vive com taxas de juros inferiores ao mínimo alcançado pelo governo FHC (15,25% a.a) continuamente há mais de 3 anos (desde julho de 2006), o que tem impulsionado o crescimento do país.

O Brasil, porém, ainda possui a segunda maior taxa de juros reais do mundo. Fica apenas atrás da China. Vale lembrar, entretanto, que a economia brasileira e a chinesa estão entre aquelas que menos sofreram com a atual crise econômica (que por aqui foi apenas uma marolinha) e que mais recebem investimentos estrangeiros produtivos. Se mantém, portanto, aquecidas.

Vale lembrar também que durante o governo Lula foram criados 2,8 milhões de empregos industriais com carteira assinada e que a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2010 é de 6,5% segundo o Credit Suisse. Ou seja, a taxa de juros, embora possa cair ainda mais, não tem atrapalhado o crescimento. Ao contrário do que ocorreu no governo FHC.

Fonte para os valores da taxa de juros: site do Banco Central (https://www3.bcb.gov.br/sgspub/). Qualquer um pode acessar.





Nenhum comentário: