sábado, 12 de dezembro de 2009

Colonizadores Nazi-Israelitas Incendeiam Mesquita na Palestina!




As duas últimas guerras (ou melhor seria dizer: massacres) coloniais do mundo continuam sendo patrocinadas pelos EUA. Até quando Obama?

Do Jornal Português OJE:

OJE/Lusa

Colonos extremistas israelitas perpetraram hoje de madrugada actos de vandalismo numa mesquita palestiniana próxima de Nablus (norte da Cisjordânia), indicaram os serviços de segurança palestinianos.Segundo as autoridades locais palestinianas, os colonos deitaram fogo a livros de oração, entre os quais o Alcorão, e a um tapete na principal mesquita da localidade de Yassuf, depois de terem partido a porta.

Pintaram ainda a frase "Estejam preparados para pagar o preço" em hebreu, adiantaram as mesmas fontes.

Militares israelitas que se deslocaram hoje à localidade para investigar foram recebidos à pedrada, tendo ripostado com disparos de granadas de gás lacrimogéneo.

À saída da oração, ao início da tarde, cerca de 500 aldeões de Kfar Yassuf manifestaram-se diante do colonato judeu vizinho de Tapuach, de onde teriam vindo os autores dos actos de vandalismo.

Os manifestantes foram reprimidos por guardas-fronteiriços israelitas, que, segundo testemunhas, usaram gás lacrimogéneo.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, em visita à Jordânia "condenou muito vigorosamente" a agressão, acusando os colonos judeus de "ameaçarem a segurança e a estabilidade" nos territórios palestinianos, de acordo com o porta-voz Nabil Abu Rudeina.

Abbas responsabilizou pelo incidente o governo israelita e o exército e pediu-lhes para "pararem os ataques dos colonos".

A administração militar israelita, que recebeu uma queixa dos habitantes, denunciou os actos de vandalismo e prometeu perseguir os autores.

O exército disse à Autoridade Palestiniana que "considerava o incidente grave".

O ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, afirmou que aquela agressão era "um gesto extremista para impedir as tentativas do governo de relançar o processo (de paz) para o futuro de Israel".

O presidente do Conselho dos Colonatos judeus na Cisjordânia (Yesha), Danny Dayan, citado pela rádio pública, também criticou um "acto estúpido e odioso", considerando que ele "é prejudicial à colonização".

Na semana passada, colonos da mesma região incendiaram uma casa e três veículos numa outra localidade próxima de Nablus.

Estes extremistas praticam uma política de represálias sistemáticas - chamada "preço a pagar" - que consiste em atacar alvos palestinianos sempre que as autoridades israelitas decidem medidas que eles consideram irem contra a colonização.

Estes incidentes ocorrem depois do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter decidido suspender por 10 meses as novas construções nos colonatos da Cisjordânia.

Nenhum comentário: