quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Economia vai BOMBAR em 2010! SaDEMberg não manja nada de economia!

Quem deu a notícia foi o SaDEMberg: Previsão do Credit Suisse é de crescimento de 6,5% para o Brasil em 2010!



Mas o SaDEMberg é um péssimo economista e um péssimo comentarista. O discurso ensaiado dele com os outros dois patetas só cola na classe média papagaia de telejornal.

Segundo o SaDEMberg, que parece entender menos de economia do que o Zé Pedágio, o governo Lula enfrentará o problema de subir os juros, podendo chegar, de acordo com a previsão à 11,75%. Que problemão! Com a maior taxa de crescimento dos últimos 20 anos teremos a segunda menor taxa de juros dos últimos 15 anos! Mesmo que esse aumento venha a acontecer, ainda sim, o juros vão estar num nível menor do que a metade do que o Governo do PSDB deixou para o país. E a economia vai estar crescendo num ritmo 3 vezes maior.

Depois prever evolução da taxa de juros daqui há um ano não é nada fácil, como é possível ver, aliás, pela disparidade entre as previsões das consultorias. Essa evolução depende de uma série de fatores pouco previsíveis como a expectativa dos empresários e decisões políticas.

Terceiro, é mentira pura que o governo está deixando de lado as metas fiscais. É verdade que o governo reduziu o Superávit. Mas se tratou de um ano de crise economica internacional. No qual os governos de todo o mundo gastaram muito mais do que o costume para tentarem manter aquecidas as atividades econômicas. Isso chama-se gasto anticíclico. Mas se o SaDEMberg não sabe isso, deve ter feito a mesma faculdade de economia do Zé Pedágio. Mesmo nessas condições, o governo Lula manteve um pequeno superávit.

Já os EUA, por exemplo, mais do que dobraram sua dívida pública nesses dois últimos anos de crise econômica. O Governo Lula, reduz ano a ano a dívida pública, ao contrário do governo FHC, que só fez aumentá-la.

Além disso, o Governo Lula PAGOU A DÍVIDA EXTERNA!

Sabe aquela dívida que seu professor de história do colégio dizia que começou com a indenização paga a Portugal pela Independência do país em 1822, e que desde então só cresceu, fazendo com que a situação de dependência do país permanecesse? Pois é: o Governo LULA PAGOU A DÍVIDA EXTERNA. Decretou a verdadeira Independência do Brasil! E tudo isso fazendo a economia crescer e aumentando os salários dos trabalhadores.

Não é o Lula quem diz: "Nunca antes na história desse país". São os números. Os mesmos números que mostraram a profunda incompetência da administração pseudo-tecnocráta do PSDB.

A Economia vai Bombar em 2010!

A Folha e a Globo vão precisar inventar muita lorota no ano que vem para levar o Zé Pedágio para o segundo turno.

Nenhum comentário: