segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Criança morre de leptospirose no Jd. Pantanal, alagado intencionalmente pela empresa do Zé Pedágio há 13 dias.

Alagão no Jd. Pantanal: Mais uma Parceria Serra-Kassab.

Há duas semanas o próprio PiG vem noticiando o Alagão no Jd. Pantanal e a responsabilidade, a incompetência, a omissão e até mesmo a crueldade criminosa da dupla sem-dinâmica que governa o Estado e a Prefeitura de São Paulo nesse triste caso.

Entretanto, o PiG, apesar de ter alguns bons jornalistas (poucos), dificilmente dá o devido destaque para as notícias que um crime dessa magnitude - contra a vida de 60 mil pessoas - mereceria. E muito menos liga um fato ao outro de modo a mostrar claramente à opinião pública os verdadeiros responsáveis por essa situação vexaminosa, cruel e desumana. Nesse sentido, vale a pena lembrar, que menos de um dia após o acidente da TAM em São Paulo, o PiG botava a culpa no Lula pelo defeito numa turbina de um avião francês, e pelo fato de o piloto ter operado errôneamente a manivela. Quando finalmente o relatório técnico provou que o Lula não estava na cabine de comando do Airbus, o PiG seguiu sem se retratar.

Mas vamos recapitular brevemente os fatos desse crime hediondo que o Estado e a Prefeitura de São Paulo comandam contra 60 mil moradores do Jardim Pantanal. Para cada fato há uma notícia do PiG associada. Basta ligar os pontos (o que o PiG não faz):

1. No dia 8/12/2009, segundo o PiG, uma forte chuva alagou e parou São Paulo, a maior cidade do País. Governador e prefeito nada tem a ver com isso, a culpa é da chuva. 8 corpos foram encontrados. Clique aqui para ler.

2. O próprio PiG mostra que Zé Pedágio e Beto Alagão reduziram o orçamento de combate às enchentes em 2009, e que mesmo assim não gastaram nem metade do previsto para esse ano. O PiG também mostrou que há dois anos choveu mais em São Paulo e o estrago foi menor. Entretanto, nos dias seguintes, quando mais chuva cairia, o PiG continuaria a atribuir a culpa única e exclusivamente a São Pedro.

Clique aqui para ver como o Zé Pedágio não gastou o que devia com as enchetes. Aqui e aqui e aqui para ver sobre o Beto Alagão. E aqui para ver que já choveu mais há dois anos e o estrago foi menor.

3. No dia 11/12, o PiG "descobre" que o Jd. Pantanal, um bairro da Zona Leste com 60 mil moradores, segue alagado três dias após a chuva do dia 08, mesmo sem ter chovido significativamente nesse período. Os moradores, andando e vivendo no meio d'água suja do rio Tietê, seriam os culpados, pois escolheram morar numa área de risco. Pelo menos 3 meninos morreram no bairro em decorrência das enchentes. Clique aqui e aqui para ler.


4. Dia 17/12: Moradores do Jd. Pantanal completam 8 dias debaixo do esgoto. O PiG descobre que a maior empresa do Zé Pedágio, e que gasta fazendo propaganda no Acre e no Amapá, a Sabesp, está despejando esgoto em cima dos moradores durante todo esse período. Clique aqui para ler.

5. Dia 18/12: Moradores do Jd. Pantanal completam 9 dias debaixo do esgoto. O PiG descobre (mas esconde) que empresa do Zé Pedágio (EMAE) alagou intencionalmente a região. Fechou as comportas das barreiras do Tietê para evitar que as pistas das marginais alagassem, e assim, canalizou a água para os bairros alagados da Zona Leste. Líder comunitário do Jd. Pantanal, Ronaldo Delfino de Souza, afirma que o Governo do Estado fez uma opção: "Ou alagava a marginal ou matava as pessoas no Pantanal. E matou", disse. "E ainda bota a culpa nas moradias. O Estado só se preocupa com o escoamento de mercadorias, só pensa em rodovia. Vida humana não importa". Lembremos que uma semana atrás, o PiG noticiara que a correnteza matara três meninos no bairro. Moradores da região também acusam Zé Pedágio de manter a área alagada para expulsá-los de lá. Clique aqui para ler.



6. O PiG mostra que Beto Alagão, que vinha empurrando a culpa para os pobres, na verdade tinha incentivado a ocupação do Jd. Pantanal, pavimentando ruas e construindo inclusive um CEU no local. Foram justamente as obras mal planejadas do Beto Alagão que impermeabilizaram o bairro e contribuíram para causar o Alagão em conjunto com as empresas do Zé Pedágio (Sabesp e EMAE). Beto Alagão inclusive já planejava aumentar o IPTU da região, "devido às melhorias". Agora, planeja "retirar os moradores dali". Isso é que é bom uso do dinheiro público!Clique aqui para ver que NunKassab estimulou a ocupação da área e queria aumentar o IPTU, clique aqui para ver que agora ele pensa em expulsar os moradores de lá.

7. Dia 21/12: Uma criança de 6 anos do Jd. Pantanal morre com suspeita de leptospirose. Mas 10 moradores estão com suspeita da doença. Apenas no dia 20/12, ou seja, 12 dias após o início do Alagão, Zé Pedágio e NunKassab começam a drenar a água do bairro. Clique aqui para ler.



Todo o episódio pode ser muito bem resumido pela fala de Ronaldo Delfino de Souza, líder comunitário do Jd. Pantanal. O Alagão é um ato criminoso contra a população pobre da Zona Leste. E as Administrações Serra e Kassab são diretamente responsáveis por ele. Ambos cortaram verbas de combate às enchentes, mas mantiveram as de publicidade. Kassab incentivou a ocupação do Jd. Pantanal e tornou a região impermeável à chuva. A empresa do Zé Pedágio (EMAE) escolheu alagar o Jd. Pantanal para não deixar alagar a Marginal Tietê. Outra empresa do Zé Pedágio, a Sabesp, passou a jogar esgoto em cima dos moradores da região. Apenas 12 dias após o Alagão, quando 10 moradores já se encontram com suspeita de leptospirose, Zé Pedágio e Beto Alagão começam a drenar a água da região.


Todos os elementos de um grave crime contra a humanidade foram colocados de maneira dispersa pelo próprio PiG. O Ministério Público precisa botar a Polícia Federal para investigar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto o poder Judiciário do Brasil estiver nas maos de corruptos togados, todos Demo e tucanos, teremos estes exeplos de impunidade e desmando correndo soltos.

Cadeia p/ juízes do STF e do STJ ... URGENTE!

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Esse é o choque de gestão tucano. Agora que eles jogaram a credibilidade da Sabesp no esgoto vão defender mais abertamente a sua privatização.
Quer apostar?