quarta-feira, 11 de março de 2009

PAC: Nordeste brasileiro é prioridade


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (11), durante encontro com a bancada do Nordeste na Câmara, que o Brasil poderá fugir da crise fortalecendo o mercado interno e transformando a população em consumidores. “Acredito que o Brasil tem uma grande alavanca para fugir da crise, transformando o nosso povo em consumidor. São 190 milhões de brasileiros consumindo”, disse a ministra, ao fazer um balanço sobre os principais programas de investimentos do governo Lula na região Nordeste.

No encontro, Dilma falou sobre o pacote de habitação que o governo pretende lançar para financiar a construção de casas populares para a população de baixa renda. “Ele será muito mais que um pacote. Será um programa de habitação para combater o déficit de 7,5 milhões de moradias.” Dilma deixou claro que o pacote terá preocupação social e com foco maior na população com renda de zero a três salários mínimos. “Vamos subsidiar sim. Essas pessoas não têm condições de pagar a casa própria”, acentuou Dilma. “Mas o subsídio será para os mutuários. Não vamos repassar dinheiro para prefeito, governadores e nem para Caixa Econômica Federal. Vamos subsidiar o mutuário.” O deputado Zézeu Ribeiro (PT-BA), coordenador da bancada do Nordeste, disse que o encontro com a ministra foi bastante positivo. “A ministra apresentou os importantes investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, colocando o desenvolvimento da região como um projeto nacional. Foi um debate com um nível elevado, com imensas contribuições para o trabalho dos parlamentares da região Nordeste”, disse. O petista elogiou a firmeza com a qual a ministra respondeu às indagações dos parlamentares e disse que saia do encontro tranqüilo ao saber que o governo compreende as necessidades da região como prioritárias para o desenvolvimento econômico do País.

Superação - Ao elogiar os dados apresentados pela ministra, o deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada do Ceará na Câmara, destacou a abrangência do programa Bolsa Família na região que, de acordo com a ministra, corresponde a 52% das famílias beneficiadas em todo o País. “Os dados apresentados demonstram um crescimento em todos os indicadores positivos da região Nordeste. Tudo isso graças aos investimentos do PAC que estão mudando a realidade econômica do Nordeste”, disse. O deputado Maurício Rands (PT-PE) destacou os investimentos do PAC na recuperação e construção de rodovias, refinarias, ferrovias e no setor energético. “O fundamental é que a ministra reafirmou que o governo Federal tem a consciência de que o desenvolvimento do Nordeste é indispensável para o desenvolvimento do Brasil. Está havendo sim uma concentração de investimentos federais no Nordeste para equilibrar o crescimento com relação às demais regiões do País. A ministra está atenta e consciente da necessidade de investimentos fortes, para que o Nordeste não continue sendo a região com maior numero de analfabetos e de pessoas abaixo da linha da pobreza”, avaliou. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também participou do encontro e pediu empenho da ministra na inclusão do projeto de construção do Veículo Leve sobre Trilhos para a grande Natal no PAC. Fátima ressaltou a importância dos investimentos do PAC para a região. “Para nós, mais do que um conjunto de obras, os investimentos do PAC, permitiram ao governo brasileiro a possibilidade de planejar o Estado”, disse. Liderança PT/Câmara.

Fonte: http://dilma13.blogspot.com/

Nenhum comentário: