terça-feira, 10 de março de 2009

Quero ser excomungado por Dom José


lula, atirando o sapato em Dom José
Esse país é mesmo o país da piada pronta. Veja você que Protógenes tentou colocar um vigarista na cadeia e o Juiz Supremo quer prendê-lo, não o vigarista, mas o delegado que o desnudou diante da opinião pública.
Agora surge um homem em vestes cafonas, com cara de moribundo e, diante de um espetacular caso de misericórdia, abre a batina e solta de lá uma excomunhão contra a criança estuprada. O clérigo puniu a vítima!
O mais indignante é que no dia internacional da mulher, um senhorzinho religioso aparece para mostrar que o mundo dele ainda é machista, e que machistas deveriam ser o estado e a ciência.
O bispo queria que a menina seguisse grávida de outra menina porque ele diz que defende o direito à vida. Mas como a menina de nove anos de idade corria risco de morte se continuasse com a gestação, logo, subentende-se que o bispo defendia a vida do... estuprador.
Dom José fala em nome de um Deus no qual ele acredita e nos força a acreditar. E diz que sua sentença obedece à igreja, que por sua vez obedece a Bíblia Sagrada, que por sua vez protege a vida.
Mas com os diabos. Eu leio a Bíblia, é um livro sobre a morte e não sobre a vida. Tem a história de um baixinho que mata um gigante e que Jesus se torna rei por descender deste baixinho assassino. E sobre um malandro chamado Jacó, que dá porrada em anjo, sacaneia o irmão, engana o pai e engravida as duas filhas do tio Labão e as duas empregadas das mesmas.
É um livro para quem tem estômago. Versa sobre estupros, a própria filha de Jacó foi estuprada pelo príncipe Siquém; tem o pai que cai numa pegadinha de Deus que o manda matar o próprio filho e depois fala que tava de brincadeira. Nesse livro também ouço choro e ranger de dentes. É um livro repleto de parricídio, filhicídio, genocídio, etnocídio, reigicídio; uma mulher que vira estátua, duas cidades aniquiladas e sua população ardendo pelo fogo; a covardia ocorrida no Egito, soldados morrendo afogados, inocentes primogênitos morrendo envenenados; muralhas caindo e o povo sendo morto ao fio da espada; irmão matando irmão... e o livro termina, veja você, com um deus nu, morto e pendurado no madeiro e uma profecia escatológica de que tudo será destruído.
O livro parece que foi escrito por Gilmar Mendes e Dom José. O que me deixa indignado são as bobagens que o religioso profere, diante das câmeras, às escâncaras. Porque a excomunhão contra a jovem e sua família não é nada. Significa somente que elas não poderão mais comer aquele pãozinho na missa e outras bobagens. Por que Deus, que perdoa poucos, há de jogar fogo sobre este bispo e sobre o Supremo Juiz, pra mostrar quem é de fato que julga!
Lelê Teles, Brasília

Nenhum comentário: