sábado, 14 de março de 2009

Queda histórica: JN perde 28% de audiência em São Paulo



Matéria de quarta-feira (11), do O Estado de S.Paulo, revela que o Jornal Nacional, carro-chefe do jornalismo da Rede Globo, perdeu, ao longo de quase uma década (2000-2009), 28% de audiência na Grande São Paulo. Segundo a reportagem, das TVs ligadas, o JN teve 53,5% de audiência em 2000 contra 47,3%.


Em índices absolutos, a queda foi de 11 pontos porcentuais (39,3 em jan/fev de 2000 para 28,3 em jan/fev de 2009) — a baixa nesta comparação é maior que no share, revelando que a Globo perdeu audiência, mas o número de televisores ligados também despencou em uma década. Seja para a concorrência ou para o botão ''liga-desliga'', o JN perdeu 28% de público de uma ponta a outra, sempre tendo a média de janeiro e fevereiro como base.

No diagnóstico da Globo, sem menosprezar o surgimento de novas mídias, há inevitável interferência da novela das 7 no ibope do noticiário. A Central Globo de Comunicação (CGCom) argumenta que em 2006, quando o ibope do JN sofreu uma baixa ( janeiro, isoladamente, obteve menos que janeiro de 2009), a novela das 7 também apresentava queda.

“A exceção é janeiro de 2003, quando, apesar de ter uma novela das 7 com desempenho baixo, tivemos a posse e o primeiro mês do governo Lula, saído de uma eleição emocionante e histórica, o que naturalmente canalizou todas as atenções para a cobertura das notícias do planalto”, comunicou a CGCom.

A emissora informa ainda que está habituada a enfrentar oscilações e vencer: “jamais deixamos de ser líder”. No PNT (Painel Nacional de TV do Ibope) o share do Jornal Nacional nunca foi inferior a 53%. “A meta de audiência dos programas da TV Globo é de sempre obter uma participação nos número de aparelhos ligados próxima dos 50%.

Fonte: O Estado de São.Paulo

Extraído de www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: