quarta-feira, 25 de março de 2009

Soldados israelenses utilizam menino de 11 anos como escudo humano




A notícia está em inglês no Haaretz.

"Soldados das forças de defesa de Israel (IDF) usaram um menino de 11 anos como escudo humano durante a guerra contra o Hamas na faixa de Gaza, afirmou um grupo de especialistas em direitos humando da ONU.

Os soldados ordenaram que o menino caminhasse em frente aos soldados que estavam sendo alvejados no bairro de Tel al-Hawa, e que entrasse nas construções antes que eles, disse o secretário-geral da ONU enviado para proteger crianças em confrontos armados.

Radhika Coomaraswamy disse que o incidente, ocorrido em 15 de janeiro, depois que tanques israelenses entraram na vizinhança, foi uma violação às leis internacionais.


Essa denúncia foi incluída num relatório de 43 páginas publicado na segunda-feira e foi apenas uma de muitas atrocidades verificadas durante a guerra de três semanas entre Israel e o Hamas, que terminou dia 18 de janeiro, disse
Coomaraswamy.

Coomaraswamy acusou soldados israelenses de atirarem contra crianças palestinas, demolirem uma casa com uma mulher e uma criança ainda dentro e de ordenarem que civis entrassem num prédio para bombardeá-lo no dia seguinte.

A missão diplomática isralense em Genebra disse que responderia as alegações mais tarde na segunda-feira numa sessão do conselho de direitos humanos da ONU." [...]

A partir desse ponto, a reportagem passa a afirmar que o Hamas também usou crianças como escudo humano, numa tentativa de justificar. Mais adiante tem um outro trecho digno de tradução:

"
Oficiais palestinos afirmam que 1,434 pessoas - 960 civis - morreram no conflito, um número que Israel contesta. O relatório produzido por 9 investigadores trouxe um total de 1,440 mortos, dos quaise 431 eram crianças e 114 eram mulheres".

Em tempo, a imagem é um outro modelo de camista das forças de "defesa" de Israel. A legenda diz "quanto menores eles são, mais difícil é".

Nenhum comentário: